Filme X Livro: Cinquenta tons de cinza


Sempre quando ficamos sabendo que nossos livros prediletos terão adaptação no cinema, começamos a passar por uma fase de tensão pré-estreia (TPE). Ficamos felizes por ver nossa imaginação enquanto lemos um livro tornar-se realidade, como aquela sua cena favorita e concomitantemente ficamos pesarosos com o medo do filme não atingir a nossa expectativa. Sendo assim, todo mês teremos aqui no blog um post sobre quais filmes a adaptação deu certo ou não, ou se o filme ficou melhor que o livro. E, é óbvio, que o primeiro a ser analisado teria que ser “Cinquenta tons de cinza”.


EDITORA: Intrínseca    ESCRITORA: E.L. James      Nº de Pág: 480     Nota: 4/5

SINOPSE: Quando Anastásia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos.
Sinopse retirada do site Skoob.

ANÁLISE DE FILME X LIVRO:

Confesso que, eu assisti o filme primeiro antes de ler o livro. Porém, na maioria dos casos em que assisto ao filme antes de ler, eu fico numa preguiça enorme para ler o livro, até porque todas as partes emocionantes eu já conheço.
Sendo assim, depois que assistir ao filme “Cinquenta tons de cinza”, demorei quase um ano para ler o livro, pelo fato de querer que minha mente esquecesse-se de alguns pontos do filme, para que eu pudesse também ter um pouquinho de surpresa.
E isto teve uma consequência, que foi de não precisar imaginar como seriam os rostos dos personagens. Desde o início imaginei Anastácia Steele como (Dakota Johnson) e Christian Grey como (Jamie Dornan). E, isso foi o motivo de muitas críticas principalmente referente ao Jamie Dornan, pois as pessoas imaginavam Christian mais alto, mais bonito, e etc. (nunca ficam satisfeitos).
Em relação ao filme ser fiel ao livro, eu achei que sim. Óbvio que algumas coisas foram modificadas, porém eu percebi que muitas das falas deles eram idênticas ao livro. Sem contar a trilha sonora do filme que é de tirar o fôlego, e toda a gravação ficou maravilhosa.
Certa amiga chegou para mim e disse que não gostou do filme, que ele foi mais romance do que putaria. Mas vamos lá, imagina o filme igual ao livro, sendo que a cada capítulo a Srta. Steele e o Sr. Grey vaziam sacanagens na casa dele, dela, e em outros lugares, pelo menos duas vezes. E, sim, o livro não é só putaria, ele é romântico dos 60% para lá.
Agora falando um pouco sobre o livro, se vocês acharam Anastácia um pouco sem sal no filme, dando uma de sou inocente, e idiota por aceitar tudo o que Christian faz com ela. É, porque não leu o livro. Nossa no livro ela chega a ser um saco de tão insegura, como por exemplo, ela perguntar o porque dela ter que ir pro quarto de jogos com ele, e Grey responder que é para ela simplesmente satisfazê-lo. E então, na cabeça dela (porque o filme isso não tem como ter) ela fala, “ai, meu Deus eu satisfazer Christian Grey”.
No livro Cinquenta tons de cinza, eu tenho repugnância o tempo todo do Sr. Grey, porém no livro a autora trabalha muito mais sobre o porque dele ser assim do que aparenta no filme, então no meio da história você começa a tentar entender porque ele se comporta dessa maneira.

AGORA UMA DICA: Todos me diziam Cinquenta tons de cinza é horrível, mas o segundo livro é maravilhoso. E gente, terminei essa semana de lê-lo, e vi que era verdade, o livro é tão bom que o li em apenas dois dias. Mas isso é para os próximos post’s.

Então pessoal espero que tenham gostado

E até o próximo post... 

Share this:

Comentários

2 comentários:

  1. Eu li todos os livros do cinquenta tons, amei que terminei todos em 1 semana nas férias do ano passado! Mas quando assisti o filme não gostei, achei muito fraco e achei que falto bastante coisas também!
    Seguindo o blog! beijos :*
    www.bolichodaguria.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre sofro de TPE, haha. Você tem razão, nunca ficam satisfeitos com as escolhas dos atores, eu inclusa. É meio difícil aceitar os atores escolhidos no início, antes de ver eles incorporando os personagens, aí só podemos julgar a aparência. Mas logo que vejo eles em filmes/séries, vejo que eles foram feitos pro personagem (aconteceu comigo com o Gus de TFIOS).
    Já Cinquenta tons de cinza eu não faço a mínima ideia, pois não tenho a intenção de ler o livro nem assistir o filme, mas gostei de saber sua opinião sobre as diferenças!

    Adorei seu blog e já to seguindo!
    Virando Amor

    ResponderExcluir